domingo, 29 de agosto de 2010

Um fotógrafo a vapor: John West e a bitola estreita pelo mundo

Sabe aqueles caras que te fazem pensar coisas como "era isso que eu queria fazer na vida"?
John West é um fotógrafo especializado em trens. Para nossa sorte, tem preferência por locomotivas a vapor, as quais flagra com muita propriedade. Inclusive, esteve no Brasil na década de 1970 e fez alguns registros na VFCO, além da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina (EFDTC).
Como gosto muito do trabalho desse senhor fotógrafo, vamos ao que interessa.
Selecionei as fotografias de ferrovias em bitola estreita com tração a vapor, todas estão disponíveis em http://www.railpictures.net, para encontrar o total dos trabalhos de John West basta escolher seu nome no campo "Select Photographer..." da área de busca.

Denver & Rio Grande Western Railroad (D&RGW), Chama, New Mexico, EUA, 1993. Cargueiro cênico na ferrovia Durango & Silverton, trecho preservado como patrimônio cultural, liderado pelas mikado (2-8-2) K36 487 e 488.

E. F. Dona Teresa Cristina (EFDTC), RFFSA, Santa Catarina, Brasil, 1972. Trem de carvão em carregamento na mina de Lauro Miller, liderado pela mallet (2-6-6-2) 204.

Ferrocarriles de Guatemala (FEGUA), Mazatenango, Guatemala, 1971. Trem "mixto" liderado pela mikado 194.

Deutsche Reichsbahn, Gernrode, Alemanha, 2009. Pequena composição liderada por pequena manobreira 0-6-0.

Ferrocarriles de Guayaquil & Quito, Duran, Equador, 2003. Composição puxada pela mogul (2-6-0) 11.

Ferrocarriles Argentinos, Tolar Grande, Salta, Argentina, 1972. Dois gigantes que se encaram, são as santa fé (2-10-2) que pouco depois foram vendidas para a RFFSA, para operar na EFDTC nos trens de carvão. Uma dessas duas locomotivas pode ser a atual 201 que faz o trem "turístico" entre Mariana e Ouro Preto.

Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad, remanescente da D&RGW, Chama, New Mexico, EUA, 1996. Maquinista verificando o aparelho lubrificador para a viagem da mikado K-36 487. 

South African Railways (SAR), Ixopo, África do Sul, 2007. Não se assuste, é apenas uma Beyer Garratt (2-6-0+0-6-2) de bitola de 2 pés (0,60m).

Acho que esta ninguém conhece. Viação Férrea Centro Oeste (VFCO), RFFSA, São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil, 1977. A ten-wheeler (4-6-0) pronta para partir.

O nome da ferrovia o fotógrafo não divulgou, Weiyuan, China, 2007. 0-8-0 de bitola de 2 pés e 6 polegadas (0,76m).

Ferrocarril de El Salvador, Santa Ana, El Salvador, 1972. Trem "mixto" puxado pela consolidation (2-8-0) 112.

E. F. Dona Teresa Cristina (EFDTC), RFFSA, Santa Catarina, Brasil, 1972. Trem de carvão liderado pela texas (2-10-4) 305.

Ferrocarriles Argentinos, Deserto da Patagônia, Argentina, 1977. Trem de passageiros entre El Maiten e Esquel puxado por mikado. A bitola é de 2 pés e 6 polegadas (0,76m).

Nacional de México (N de M), San Lazaro, México, México, 1968. Ferroviários empurrando a consolidtion 67 no girador de uma rotunda.

South African Railways (SAR), Kimberly, África do Sul, 1983. A grande northern (4-8-4) "fazendo horário" em cargueiro entre DeAar e Kimberly. A SAR possuía as melhores linhas em bitola estreita do mundo.

As buscas no http://www.railpictures.net sempre me rendem a visualização de belíssimas fotografias. Muitas mais feitas por John West estão lá. Espero que o post sirva de incentivo para quem gosta de trem fazer mais buscas pelo domínio.

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