quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

OFF TOPIC? Não, isso é bem ON TOPIC, sempre! vol.IV

Nossa época não é mais perigosa - nem mais arriscada - que as de gerações precedentes, mas o equilíbrio de riscos e perigos se alterou. Vivemos num mundo em que perigos criados por nós mesmos são tão ameaçadores, ou mais, quanto os que vêm de fora. Alguns são genuinamente catastróficos, como o risco ecológico global, a proliferação nuclear ou a derrocada da economia mundial. (...)
Uma época como a nossa irá engendrar inevitavelmente revivescência religiosa e diferentes filosofias da Nova Era, que se voltam contra a perspectiva científica. Alguns pensadores ecológicos tornaram-se hostis à ciência, e até ao pensamento racional de maneira mais geral, por causa de riscos ecológicos. Não é uma atitude que faça muito sentido. Sem análise científica, nem sequer saberíamos sobre esses riscos. No entanto, nossa relação com a ciência, por razões já expostas, não serão e não podem ser as mesmas que em tempos passados.
Não possuimos atualmente instituições que nos permitam monitorar a mudança tecnológica, nacional ou globalmente. O debate em torno da encefalopatia espongiforme bovina (aka "vaca louca" - nota minha) na Grã-Bretanha e em outros lugares poderia ter sido evitado se tivesse sido estabelecido um diálogo público sobre a mudança tecnológica e suas problemáticas consequências. Um maior número de meios públicos de envolvimento com a ciência e a tecnologia não iria eliminar o dilema alarmismo versus acobertamento, mas poderia nos permitir reduzir algumas de suas consequências mais danosas.
Finalmente, é impossível adotar simplesmente uma atitude negativa em relação ao risco. O risco precisa sempre ser disciplinado, mas a busca ativa do risco é um elemento essencial de uma economia dinâmica e de uma sociedade inovadora. Viver numa era global significa enfrentar uma diversidade de situações de risco. Com muita frequência podemos precisar ser ousados, e não cautelosos, e apoiar a inovação científica ou outras formas de mudança. Afinal, uma raiz do termo 'risk' no original português significa 'ousar'.

Anthony Giddens

Nenhum comentário: