sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Das possibilidades da preservação ferroviária I

Com a modernização das estradas de ferro e/ou abandono de alguns trechos, surge a possibilidade de se criar museus dinâmicos com a manutenção e a restauração de equipamentos "obsoletos" para nesses trechos abandonados manterem-se "vivos" e dignos de se transformarem em documentos representativos de uma época remota, de uma forma de funcionamento já em desuso das estradas de ferro.
Um dos casos mais notáveis da associação de interessados em preservação ferroviária é a reutilização dos antigos trechos da Denver & Rio Grande Western Railroad (saúde!). Entre os estados do Colorado e do Novo México, nos Estados Unidos da América do Norte, encontramos dois grupos que trabalham , desde as décadas de 1970 e 80, no sentido de manter em funcionamento, em novo caráter, o remanescente daquela ferrovia.
Com a restauração do material rodante, estações e pontes, os voluntários associados permitiram que regularmente funcionem trens de passageiros como passeios pelas montanhas rochosas e vales naquela região.

De um lado a Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad que opera em 72km entre as cidades de Durando e Silverton, no Colorado:



De outro, a Cumbres & Toltec Scenic Railroad, que opera em 103km entre Antonito, Colorado, e Chama, Novo México:


A preservação desses sítios históricos permite que não só se conheça parte da história por eles representada, bem como a composição cênica para filmagens de caráter reconstitutiva. Além de tudo, a diversão de um passeio tranquilo e charmoso em trens puxados pela belíssimas locomotivas a vapor.

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